Hoje ao abrir a minha agenda vi que o dia 4 de Abril é o Dia Nacional do Pakinsoniano.
E me perguntei, será que as pessoas sabem o que é Parkinson, quem dá o diagnóstico, formas de tratamento...
Então eu, vim aqui escrever um post extra pra vocês se informarem mais sobre este assunto.
Bora?
PARKINSON
- O QUE É?
É uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central, normalmente acomete pessoas de idade mais avançada.
Antigamente chamavam a pessoa portadora de zambe-zambe, cultura popular, informação do papai.
- A FISIOPATOLOGIA:
Uma lesão na substância negra.
A substância negra mesencefálica é chamada assim porque os neurônios localizados no mesencéfalo que a constituem contêm o pigmento escuro melanina, o qual é produzido juntamente com a dopamina. Dessa forma, em um corte do cérebro, esta região se apresentará como uma mancha escura. A substância negra está conectada através de sinapses, com outro grupo de neurônios que constituem os gânglios da base.
Essa substância negra pode sofrer um stress oxidativo, resultando na destruição dos mesmos.
Também existe a possibilidade de isquemia, que também causa a morte dos neurônios dessa região.
- SINTOMAS:
A Doença de Parkinson é caracterizada clinicamente pela combinação de três sinais clássicos: tremor de repouso, bradicinesia e rigidez. Além disso, o paciente pode apresentar também: acinesia, micrografia, expressões como máscara, instabilidade postural, alterações na marcha e postura encurvada para a frente. O sintoma mais importante a ser observado é a bradicinesia.
Os sintomas normalmente começam nas extremidades superiores e são normalmente unilaterais devido à assimetria da degeneração inicial no cérebro.
A clínica é dominada pelos tremores musculares. Estes iniciam-se geralmente em uma mão, depois na perna do mesmo lado e depois nos outros membros. Tende a ser mais forte em membros em descanso, como ao segurar objetos, e durante períodos estressantes e é menos notável em movimentos mais amplos. Há na maioria dos casos mas nem sempre outros sintomas como rigidez dos músculos, lentidão de movimentos, e instabilidade postural (dificuldade em manter-se em pé). Há dificuldade em iniciar e parar a marcha e as mudanças de direção são custosas com numerosos pequenos passos.
O doente apresenta uma expressão fechada tipo máscara sem demonstar emoção, e uma voz monotônica, devido ao deficiente controle sobre os músculos da face e laringe. A sua escrita tende a ter em pequeno tamanho (micrografia). Outros sintomas incluem deterioração da fluência da fala (gagueira), depressão e ansiedade, dificuldades de aprendizagem, insônias, perda do sentido do olfato.
- DIAGNÓSTICO:
Quem dá o diagnóstico para o paciente é o médico.
- TRATAMENTO:
O tratamento é multidisciplinar. Médico, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga.
- TRATAMENTO COM FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA:
O tratamento fisioterápico cuida da parte da manutenção da parte motora do paciente, tenta-se manter a marcha, reduzir os tremores, melhorar a postura.
A acupuntura tenta estabilizar a evolução da doença, reduzir os sintomas, equilibra a pessoa, corpo, mente. Auxilia bastante na parte psicológica, deixa a pessoa melhor.
Bom peoples, é isso o que eu tinha pra hoje.
Espero que tenha sanado as suas dúvidas.
Cuide das pessoas à sua volta, elas são especiais.
Bjim, boa semana e fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário